Sábado 20 de Outubro - 21h00, tirei da minha pachorra e fui até ao Salão Nobre da nossa edilidade, para assistir à sessão do Terry Costa, responsável pela miratecarts – www.mirateca.com – que apresentou o seu “projecto artístico-turístico - açorianos interessados na divulgação da sua arte internacionalmente; desde a sua promoção na internet e noutros meios de comunicação, festivais, mostras e temporadas no estrangeiro, entre outros…” destinado a artistas, agentes culturais e grupos artísticos.
Para participar neste programa exige-se: ser açoriano, ser artista ou liderar um grupo cultural, ter gosto pela promoção da sua arte, não só na região mas também internacionalmente, enfim é um programa ambicioso que encontrou recetividade, não na “área da cultura” da governação regional, mas na área do Turismo – Proconvergência (2007-2013).
Terry Costa (vidé biografia em www.facebook.com/terryportugal?fref=ts) gosta do Pico e dos Açores, pois tendo nascido no Canadá, para cá voltou na infância, foi “aluno de música” do saudoso Francisco Matos (Candelária) – músico distinto que muito contribuiu para a manutenção da música instrumental (Tuna da Candelária) até há poucos anos. Terry Costa fala dele com ternura… e respeito.
Todas as áreas estão à disposição de quem – artista ou empresário – quiser aproveitar esta alavanca virtual para divulgar as suas actividades: “teatro, dança, música, belas-artes, multimédia, performance, pesquisas, conferências, festivais… o mundo artístico aos teus pés” é uma aposta arrojada.
Terry Costa, há dois anos, em Lisboa, numa conferência, perguntou: Quantos artistas açorianos conheciam: resposta – dois (Zeca Medeiros e outro…)… com esta resposta ficou apreensivo e pois mãos à obra e assim surgiu este projecto: Promover os Artistas Açorianos, que vem divulgando por todos os concelhos dos Açores. O próximo será nas Lajes.
A mensagem aqui fica porque achei deveras interessante e também porque fiquei triste por só lá ver, nessa sessão de apresentação do projecto, quatro pessoas e o apresentante…
Fiquei ciente do entusiasmo e da perseverança do Terry Costa e aqui fica o meu modestíssimo apoio… e aplauso.
Voltar para Crónicas e Artigos |